sábado, 2 de julho de 2011

Yoga e mergulho livre, uma introdução.


O que é mais importante no mergulho livre? Sem dúvidas o prazer em mergulhar! Mas para obtermos o máximo de “performance” é preciso uma combinação de dois fatores: condicionamento físico e psicológico!  Não há dúvidas que a melhor maneira de treinar para o mergulho é mergulhando... Nem sempre, todavia podemos estar no mar ou na lagoa então é preciso nos condicionarmos de outra forma! E claro, a Yoga acrescenta uma infinidade de coisas ao mergulhador.
A Yoga, sendo simplista,  é uma forma de condicionarmos o corpo e a mente paralelamente. Muito mais que um exercício a Yoga é uma filosofia de vida, bem como o mergulho livre, ao menos pra mim!
Existem variações dentro da Yoga, mas o objetivo final, acredito, é um só: o equilíbrio!
Na Yoga aprendi algo de muita importância dentro do mergulho livre, OBSERVAR! Seve Cunha, com quem tive aulas de Yoga repetia muitas vezes: “vamos observar!” Neste observar percebemos vários sinais que nosso corpo nos envia, que por incrível que pareça, mesmo sendo corpo e mente um só, não conseguimos perceber. Os batimentos cardíacos, por exemplo, quem consegue ouvi-los? Quando estamos bem focados no mergulho podemos ouvi-los claramente. Observar é o primeiro passo para conseguir se concentrar. Concentração, pra mim, é tudo no mergulho livre! A concentração nos possibilita, antes de mais nada, estar presente no momento do mergulho, de corpo e mente. Isso nos possibilita avaliar melhor as situações, perceber nossas limitações e decidir bem; quer em situações simples quer em emergências. Uma outra possibilidade que temos com a prática da Yoga é obter relaxamento muscular, necessário, por exemplo, para expandir da melhor forma possível a caixa torácica, permitindo assim uma maior capacidade respiratória. Com as práticas de Panayama conseguimos respirar melhor, aproveitando todo o ar que inspiramos; simplesmente por aprender a inspirar e expirar, coisas que INCRINVELMENTE NÃO SABEMOS!
Podemos praticá-la em variados horários, preferencialmente escutando o que nosso corpo sugere, isto é, no horário que nos sentimos melhor. Eu por exemplo pratico melhor pela manhã, assim que o sol nasce, consigo me concentrar melhor. Este é também o horário que mergulho melhor. O importante mesmo é praticar.     
Além desta pequena fração do que citei, a Yoga nos ensina a ser pessoas melhores, respeitar o próximo, a viver uma vida melhor, a observar o que nos rodeia, hoje tão difícil de executar graças ao consumismo desenfreado ao qual somos induzidos.
Para pratica da Yoga é necessário o ensinamento e orientação de um professor. Em Natal conheço Seve Cunha, da Corpo e Mente, gosto muito da prática com ele, e o ambiente onde se pratica também é muito agradável.


Ricardo Bormann
AIDA Free Diver*
Mergulho livre como filosofia de vida