quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O que é mergulho em apnéia?

Apnéia, em um conceito mais simplista, é a suspensão temporária da respiração. No mergulho em apnéia (também chamado mergulho livre), o atleta retém o ar nos pulmões durante a imersão sem o uso de cilindros de ar. Ou seja, suspende-se voluntariamente a respiração para se manter submerso. Quanto maior o volume de ar inspirado, maior pode ser o tempo da apnéia.
Ao realizar uma inspiração forçada e em seguida uma expiração também forçada, máxima, o volume de ar que expelimos pode chegar normalmente a cerca de 4,5 ou 5 litros. Em indivíduos bem treinados na apnéia, como o italiano Umberto Pelizzari, o volume chega a incríveis 7,9 litros.
Mas não é preciso ter um pulmão de cavalo ou ser um x-men para praticar o mergulho livre, porém, a apnéia é considerada um esporte de risco, comparado ao paraquedismo, rapel, vôo livre e outros esportes radicais. Por esse motivo, treinamento, força de vontade, concentração e condicionamento físico são os pré-requisitos básicos para suportar a pressão debaixo d’água e os longos períodos sem respirar.
Mas aí vem a pergunta: por que praticar apnéia, se podemos mergulhar com cilindro de ar? Bom...essa é uma questão bem pessoal, mas a resposta é a mesma que pode ser usada para justificar qualquer prática esportiva, mesmo que perigosa: adrenalina e prazer (exatamente nessa ordem). Desafiando os limites do próprio corpo e as condições adversas do ambiente subaquático, o mergulhador apneísta busca superar marcas e limites. E esse esforço é muito bem recompensado pela beleza visual que encontramos. Além disso, não há o risco das doenças descompressivas, comuns no mergulho autônomo.
E para quem gosta de pescar, não há prazer maior do que a caça submarina, cuja prática com cilindro é proibida por lei, devendo o caçador mergulhar somente em apnéia.
Quando mergulhamos, não há ruídos, não há stress, nada nos consome, nada nos derrota. Só o silêncio submerso e a atmosfera de paz.
Experimente.

Postado por Max Moura
             http://pt.wikipedia.org
            www.umbertopelizzari.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário