domingo, 26 de junho de 2011

Curso Apnéia Total



 Em Abril dois membros da Tridente Sub foram até Camamu – BA , realizar um curso AIDA Com a Hepta recordista Karol Meyer. O Objetivo era só um: aperfeiçoar as técnica de mergulho em apnéia para mergulhar melhor e com mais segurança. E foi alcançado.  
Pegamos um vôo natal salvador e depois de muita luta, entre caminhadas, Ferrys, ônibus e lanchas chegamos a Camamu. Lugar irado! Ideal para um curso. A pousada muito aconchegante e as instalações da operadora muito funcionais.




No primeiro dia, teoria. Fisiologia do mergulho, física do mergulho, modalidades de mergulho livre competitivo... A primeira coisa que nos chama a atenção é a simpatia e acessibilidade da Karol, claro sem contar com o conhecimento e a experiência.
No segundo dia, prática de Yoga para respiração. No mergulho em apnéia a respiração é fundamental para um bom mergulho.  Eu diria que só esta aula já pagou o curso. Passamos a saber respirar melhor.
E Então, água. Prática de estática no mar! Aquecimento, teoria sobre apnéia estática e realização da apnéia propriamente dita. Conseguimos, apesar da “pressão” ainda um bom tempo 3:42!  Pouco perante os atletas mas razoável para uma pessoa comum.
Como era de se imaginar sempre em dupla! Segurança acima de tudo. Ainda na mesma manhã teoria e prática sobre resgate de “apagamento” ou “samba”.
   
Na parte da tarde teoria sobre manobras de compensação e prática no mar.
Na parte da Noite teoria sobre segurança no mergulho livre e equipamentos. Dicas sobre pesca sub sorteio de equipamentos de mergulho e vídeos ilustrando “apagamentos” e “sambas”
Já no domingo, quando iamos tentar estabelecer algumas marcas no mergulho no mar... O mar não ajudou! Ondas grandes, vento, chuva... Mas mesmo assim fomos pra água, por motivos de segurança ninguém tentou estabelecer marcas. Mas foi importante pois Karol observou mergulhador por mergulhador corigindo defeitos e dando dicas. E ver aquela água..... Hum! Como diria um amigo parecia que estavamos descendo em uma garrafa de água mineral. Perfeito!!!!
Novos AIDA FREE DIVER*!!!!  Cabe enfatizar a
extrema competência e profissionalismo da operadora de mergulho e da Karol. O curso foi excelente e recomendamos à todos que primam pela segurança em seus mergulhos e querem evoluir no esporte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário