domingo, 13 de março de 2011

Equipamentos Básicos

O principal item do equipamento para praticar mergulho livre é sua saúde!  É indispensável ao mergulhador uma visita médica para um check-up de rotina. E o médico deve ser avisado sobre qual atividade física será praticada.
Para se praticar o mergulho livre precisamos de uma boa máscara, um respirador (snorkel) e nadadeiras.
A máscara deve se ajustar bem ao rosto. Um boa forma de testá-la, quanto à vedação, é colocá-la no rosto, sem as tiras, e realizar uma leve inspiração pelo nariz "segurando o ar", vira-se então o rosto para baixo, como se fosse olhar os pés. Se a máscara não cair é muito provável que se adapte bem ao seu rosto!
Como no mergulho autônomo, precisamos realizar manobras de equalização da pressaõ ao descer, portanto quanto menor espaço aéreo a máscar tiver, menos ar usaremos! Consequentemente mais ar estará reservado para trocas gasosas. Um último detalhe que devemos ter em mente em relção à máscara é o campo de visão que ela oferece! Obviamente, quanto maior, melhor!

O respirador basicamente se apresenta de duas formas, com ou sem válvula. Quem pratica caça sub, ou pesca sub, prefere o sem válvula. Um outro ponto interessante é o corte do tubo que está na superfície. Existem vários cortes e aberturas, alguns favorecem a respiração em dias de mar agitados com ondas "espumando" na superfície por exemplo, outros não. Recomendamos a utilização do mais simples possível para quem está iniciando.

Nadadeiras! Existem inúmeros modelos de nadadeiras no mercado. Para quem está iniciano uma nadadeira de palas médias talvez seja o ideal, pois tanto permite deslocamentos na horizontal quanto na vertical; já as palas grandes facilitam muito nas descidas mas já para o deslocamento na superfície não se adequam tão bem. A rigidez das palas e o material com o qual são feitas influenciam diretamente seu rendimento e também seu custo. É importante lembrar que ao experimentar as nadadeiras devemos faze-lo já com as meias de neopreme, pois com o usos delas, os pés ficam protegidos de indesejáveis bolhas!

É indispensável a utilização de uma bóia sinalizadora, de preferência com a bandeira internacional do mergulho ao se praticar a atividade em águas abrigadas ou abertas. Isso marca sua posição, evitando que embarcações se aproximem e venham a causar algum acidente (além de proporcionar ao mergulhador um ponto de "apoio" sobre a água).

Por fim antes de investir em equipamento procure as variadas operadoras de mergulho que oferecem a possibilidade de realizar um mergulho acompanhado e com o equipamento das mesmas. Se você gostar, e decidir por praticar mergulho livre, compre um equipamento de qualidade e, se possível, faça um curso de apnéia com uma equipe séria. Segurança em primeiro lugar!
E lembre-se: NUNCA MERGULHE SOZINHO! Respeite os limites de seu condicionamento físico e psicológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário