terça-feira, 15 de março de 2011

SEGURANÇA NO MERGULHO LIVRE I

O mergulho livre é uma atividade esportiva desenvolvida por milhares de pessoas em todo o mundo, nas mais diversas modalidades e sem distinção de sexo ou idade. É uma atividade prazerosa e que não requer grande logística. O material utilizado é identificado como equipamento básico de mergulho, comprado sem restrição em lojas de equipamentos náuticos e shoppings de qualquer cidade, não necessitando comprovar habilitação na atividade.
A fácil aquisição de material, somado à falta de preparação adequada, resulta em um maior número de acidentes e em algumas situações, casos fatais. Não raro vemos pessoas que não sabem sequer nadar e após a compra do material, já saem mergulhando, sem um mínimo de cuidados, auto entitulando-se "mergulhadores". 

Um acidente pode ser definido resumidamente, como a soma de pequenos erros cometidos em sequência, causando danos pessoais, materiais, de forma inesperada e indesejada. Infelizmente, isso ocorre numa frequencia muito maior do que desejaríamos.
No mergulho autônomo, os números comprovam se tratar de uma atividade com nível de segurança muito elevado. No mergulho livre, esse nível pode ser alcançado, utilizando o mesmo procedimento na formação desse mergulhador.

O primeiro passo, para quem deseja praticar o mergulho livre, é procurar informações sobre grupos ou escolas, para formação adequada e maiores informações sobre a atividade do mergulho em apnéia. Essa fase tem grande importância na progressão no mundo subaquático, pois, visa esclarecer os riscos existentes na prática do mergulho em apnéia e ensinar os conhecimentos necessários para desenvolvimento seguro.
Uma conscientização por parte dos futuros mergulhadores e comerciantes da indústria do mergulho tornaria a atividade mais segura, não visando apenas à diversão e o lucro sem responsabilidade.

O blog Mergulho Livre Natal inicia suas atividades, buscando a união dos amantes do mergulho livre, criando um espaço aberto aos que possam contribuir com informações relacionadas à prática segura do mergulho livre em nossa cidade.
Em uma próxima conversa, discutiremos de forma mais específicas a segurança na prática do mergulho livre. 

Postado por: Marcos Júnior, mergulhador 3 estrelas, membro da ANDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário