domingo, 13 de março de 2011

O mergulho no litoral sul



Foto: Google Earth

Há uma peculiaridade no nosso litoral: no sul temos apenas formações rochosas pequenas sem muita elevação; predominam os pequenos afloramentos de "pedras" e os "cascalhos", que são aglomerados calcários. Não nos recordamos de nenhum afloramento importante de pedras que supere os dois metros de altura, excetuando-se os chamados parrachos (que são costões) e parceis, a uma distância média de 200 metros da costa, além talvez, da chamada Baixa do Cotovelo, próximo à praia de Cotovelo.


Com essas características já é possível imaginar quais os animais que predominam na fauna subaquática: ciobas, guarajubas, xaréus, enxadas, galos, xaréus brancos, serras, cavalas e bicudas, entre outros. Já tivemos inclusive o prazer de presenciar os tubarões martelo caçando em nossas águas!

No litoral Norte (tema de postagem futura) já existem grandes afloramentos de rocha como, por exemplo, a Risca do Zumbi que encerra além de belas formações, dois naufrágios (São Luís e Comandante Pessoa), um deles lá nos -28 metros.

No geral os pontos de mergulho do litoral sul que possuem boa visibilidade durante quase todo o ano estão à partir de 7 milhas da costa. Contudo há locais mais próximos, os quais proporcionam boa diversão quando o vento diminui.

Cabe agora uma observação: a visibilidade da água é influenciada diretamente pelos ventos. Esse ano de 2011, sob a influência do fenômeno La Niña, não proporcionou muitos  dias de água "limpa" próximo da costa. O oposto de 2010, onde tivemos vários dias de água cristalina há apenas uma ou duas milhas da costa. Aliás, em 2010 tivemos o prazer de mergulhar inúmeros dias em águas de excelente visibilidade há 50 ou 60 metros da areia praiana!

A profundidade que encontramos nos principais "cabeços" do litoral sul está entre -14 metros (como por exemplo no Leandro e na Barreirinha, próximos à praia de Pirangi) e -22 metros, como na Pedrinha da Bicuda (próximo à Tibau do sul).

É possível alugar barcos de pesca, com uma estrutura mínima, para realizar mergulhos em todo litoral sul. Há pescadores que, incentivados pelo turismo, modificaram seus barcos para melhor receber os mergulhadores e possuem uma extensa rede de pontos de mergulhos mapeados por GPS. Um pequeno empecilho é que esses barcos, chamados  botes, foram feitos para "balançar", portanto, quem enjoa no mar tem que tomar cuidado.
Não existe ainda um operadora específica para mergulho livre mas há 3 empresas que operam o mergulho autônomo! Duas delas operam no litoral sul.

Postado por: Ricardo Bormann

Nenhum comentário:

Postar um comentário